Mariana Valente

Diretora Associada

Além de diretora associada do InternetLab, é professora de direito na Universidade de Saint Gallen, na Suíça. É advogada, mestra e doutora em direito pela Universidade de São Paulo, na área de sociologia jurídica. Fez parte de seu doutorado como pesquisadora visitante na UC Berkeley, onde pesquisou aspectos internacionais do direito de propriedade intelectual. Foi também bolsista do DAAD na LMU, em Munique, participante do Linkage Program na Universidade de Yale, e aluna da WIPO Summer School.

 

Mariana dedica-se à pesquisa em relações entre tecnologia e sociedade, regulação da economia digital, e direitos fundamentais no ambiente online. Tem experiência em políticas de equidade, igualdade e violência de gênero, acesso ao conhecimento, à cultura e à educação, propriedade intelectual, o impacto das tecnologias sobre a democracia e a mobilização social, e questões de justiça de dados.

 

É também pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP. Antes de se associar e ser diretora do InternetLab, foi pesquisadora e professora vinculada ao Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, e coordenadora jurídica do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Entre 2019 e 2021, foi coordenadora do Creative Commons Brasil, e trabalhou no fortalecimento da rede nacional do projeto. Antes de tornar-se professora na Universidade de Saint Gallen, Mariana foi, também, professora no Insper, onde lecionou na graduação em administração e economia, e concebeu e coordenou a Certificação em Direito e Tecnologia na Educação Executiva.