InternetLab participa de primeira WikiCon realizada pela e para a comunidade brasileira

Entre os dias 23 e 24 de julho de 2022, acompanhamos a WikiCon Brasil, contribuindo para reflexões sobre a importância do debate sobre conhecimento livre e equidade no conhecimento.

Notícias Cultura e conhecimento 18.08.2022 por Alice de Perdigão Lana, Fernanda K. Martins e Stephanie Lima

Nos dias 23 e 24 de julho, ocorreu a primeira  WikiCon Brasil 2022, conferência cujo objetivo é reunir e fortalecer as comunidades wikimedistas. O evento foi realizado na sede do Goethe-Institut São Paulo e organizado pelo Wiki Movimento Brasil. Planejado para conectar e consolidar os laços entre a multifacetada comunidade wiki, o encontro contou com rodas de discussão, oficinas e compartilhamento de aprendizados.

Compreendendo a importância e a necessidade de se contrapor ao fenômeno da desinformação, entendida como um risco ao conhecimento livre, o tema da WikiCon 2022 foi “Wikimedia contra a desinformação”. Para as pessoas que organizaram o evento, a desinformação sempre foi um problema para o movimento Wikimedia, mas, no atual cenário brasileiro, é preciso fortalecer o efeito cascata das informações verdadeiras na internet. 

Além de sublinhar a importância do fortalecimento da comunidade brasileira espalhada pelo território nacional, buscou-se aprofundar ainda a discussão de ações alinhadas à Estratégia do Movimento 2030, entre outros temas relevantes, como diversidade comunitária e sustentabilidade. Outro ponto levantado foi a necessidade de reunir a comunidade wikimedista, especialmente pessoas e organizações que já estão envolvidas nos projetos da Wikimedia, mas também de se encarar o desafio de alcançar organizações que possam estar interessadas em conhecer e contribuir de diferentes maneiras para a construção da comunidade brasileira.

A participação do InternetLab

Partindo dos questionamentos e metodologias que temos utilizado no projeto de pesquisa que está em curso no InternetLab, nossas contribuições ocorreram em 2 momentos principais: em discussão estratégica com o tema Implementar uma Wikimedia com equidade no conhecimento e no Painel de Diversidade.

Na discussão estratégica Implementar uma Wikimedia com equidade no conhecimento, buscamos utilizar a escuta ativa como estratégia para obter informações sobre como a comunidade wiki enxerga a equidade do conhecimento na Wikimedia. O encontro contou com um grupo de wikimedistas atento ao debate da equidade na plataforma. A reunião foi conduzida por meio das seguintes perguntas: 

  • Por que é importante implementar uma Wikimedia com equidade no conhecimento?
  • Qual é a principal dificuldade, quando o tema é equidade no conhecimento, na comunidade WikiBrasil?
  • Se você fosse implementar uma mudança, por onde começaria?
  • Quais são as boas práticas e estratégias positivas que podemos compartilhar?

No decorrer da conversa, foram levantados temas como: o questionamento sobre o quanto as fontes escritas são essenciais, o que por vezes exclui fontes relacionadas a populações politicamente marginalizadas; o receio de flexibilização de normas levar ao aumento de desinformação na Wikipédia; a aplicação aparentemente mais rígida das regras da Wikipédia para artigos que versam sobre temas relacionados a populações historicamente minorizadas, como biografias de mulheres ou artigos sobre história da população negra e indígena; entre outros. 

No Painel de Diversidade, apresentamos uma prévia do material que estamos produzindo desde o ano passado, dentro da Fellowship Wikimedia e InternetLab: Equidade no Conhecimento. Contamos sobre acertos, transformações, desafios, dificuldades e estratégias na produção de conhecimento por pessoas negras e indígenas após 10 anos da Lei de Cotas, trazendo luz para como este tema se relaciona com a produção de conhecimento por populações marginalizadas nas redes e na Wikimedia. O material foi elaborado a partir dos encontros que estamos realizando ao longo do ano sobre conhecimento livre e as barreiras encontradas por intelectuais negras(os) e indígenas.

Além disso, o InternetLab participou da discussão estratégica com a CEO da Fundação Wikimedia, Maryana Iskander, sobre o compartilhamento de visões para o futuro da Wikimedia. Foram apontadas transformações cruciais para ajudar a atingir a equidade do conhecimento na Wikimedia, como a importância de se aprender com as contribuições dos movimentos sociais de pessoas negras e indígenas; e da necessária melhoria da navegação e edição das wikis por celular para efetiva inclusão de pessoas marginalizadas em geral.

A programação do evento

O evento contou com programação riquíssima e diversa, incluindo palestras, discussões estratégicas, capacitações e espaços livres para encontros dos diversos grupos que compõem a comunidade wikimedista.

As palestras abordaram temas centrais no combate da desinformação, como racismo estrutural, negacionismo científico, desinformação política e negacionismo histórico. As discussões estratégicas também abordaram diversos temas, dentre elas: como construir uma Wikimedia mais aberta a novas pessoas contribuidoras; e redefinindo papéis e responsabilidades no movimento Wikimedia.

As capacitações também versaram sobre tópicos diversos, dentre eles: checagem de fatos; como entender as políticas e regulações do conhecimento livre e da internet no Brasil; e como organizar uma editatona. Também ocorreram encontros de grupos como WikiMulheres, programadores e o projeto Mais Teoria da História na Wiki.

O que é o Wiki Movimento Brasil?

O Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil é um grupo formado por membros ativos do Movimento Wikimedia no Brasil, que tem como objetivo a organização da comunidade brasileira e a promoção e participação em projetos mantidos pela Fundação Wikimedia. Trata-se de uma associação brasileira formada por colaboradoras(es) e editoras(es) com longo e sólido histórico de contribuição com os projetos wiki, além de membros atuantes nas áreas de educação e tecnologias abertas. O grupo preza por boas práticas no âmbito do movimento Wikimedia, mas não representa a Fundação Wikimedia, nem a totalidade da comunidade de editoras(es) dos projetos na Wikipédia em português.

compartilhe