Coalizão global promove o Acesso ao Conhecimento

InternetLab faz parte da coalizão Access to Knowledge, que lança site com demandas em matéria de educação, pesquisa e patrimônio cultural.

Notícias Cultura e conhecimento 10.10.2022 por Alice de Perdigão Lana, André Houang e Mariana Valente

O InternetLab faz parte de um grupo de organizações da academia e da sociedade civil de todo o mundo que promove o acesso e o uso do conhecimento, a Coalizão Access to Knowledge ou A2K. Nesta semana, estamos lançando o site da coalizão com resultados de pesquisa e demandas em matéria de educação, pesquisa e patrimônio cultural.

O acesso ao conhecimento não é usufruído de forma igual em todo o mundo. Crises, incluindo a pandemia da COVID-19 e a emergência climática, destacam as barreiras que o atual sistema de direitos autorais coloca para aqueles que aprendem, ensinam, pesquisam, criam, preservam ou procuram usufruir do patrimônio cultural mundial.

A coalizão trabalha com o diagnóstico de que o sistema internacional de direitos autorais não tem conseguido acompanhar o ritmo do avanço da tecnologia e das práticas cotidianas, inclusive para atividades digitais e transfronteiriças. Como consequência, se vê uma incapacidade de aproveitar as possibilidades que existem para promover o acesso e a utilização do conhecimento para cumprir os direitos humanos e alcançar sociedades mais equitativas, inclusivas e sustentáveis, especialmente quando pensamos no Sul Global.

Os membros da Coalizão A2K representam educadores, pesquisadores, estudantes, bibliotecas, arquivos, museus, centros de pesquisa, outros usuários de conhecimento e comunidades criativas em todo o mundo. As nossas missões individuais são variadas mas todos partilhamos uma visão de um sistema de direitos autorais justo e equilibrado. 

O InternetLab, sendo um centro de pesquisa, atua na rede como um agente que informa o debate com pesquisas conduzidas no Brasil, na América Latina e no mundo. Nós trabalhamos para produzir conhecimento crítico e situado que auxilie na melhoria do sistema internacional de direitos autorais.

Para além da declaração de missão e demandas, o site da Coalizão A2K apresenta evidências para fundamentar as nossas demandas. Três mapas rastreiam o estado das limitações e exceções dos direitos autorais para educação online, mineração de texto e de dados, e conservação na maioria dos países do mundo. Atualmente, apenas o mapa de mineração de texto e de dados está totalmente desenvolvido, mas os mapas para educação e conservação online estarão disponíveis em breve. O site está disponível em versões em inglês, francês e espanhol.

Confira o website A2K!

compartilhe