Ilustração que mostra ao centro a mão de uma pessoa negra navegando em uma rede social em seu smartphone. No lado direito está escrito "O influenciador e o debate político-eleitoral"

Influenciadores digitais e eleições: quais as boas práticas?

Notícias Informação e Política 19.10.2020 por Institucional

A internet e as redes sociais transformaram a forma como nos comunicamos sobre política. Ao descentralizar dinâmicas de produção de conteúdo, novos atores passaram a participar ativamente desses fluxos de comunicação. Dentre eles, os influenciadores digitais vem se mostrando um novo tipo de ator cada vez mais relevante para a construção do debate público no Brasil. Eles detêm um alcance expressivo e, muitas vezes, cultivam uma credibilidade importante perante os seus seguidores. Suas vozes adquirem, assim, um impacto significativo, que exige o reconhecimento da responsabilidade pela comunicação que realizam, especialmente para o fortalecimento do diálogo democrático.

Em períodos eleitorais, a participação de influenciadores no debate político ganha especial relevância. Nestes casos, não são apenas decisões de consumo que podem ser influenciadas, mas os próprios rumos do debate político e, até mesmo, decisões sobre votos. O apoio ou a crítica a candidatos, partidos ou projetos políticos podem afetar a forma como as pessoas que acompanham aquele influenciador se posicionam no debate político ou em quem elas decidem votar. Por essa razão é importante que influenciadores tenham consciência do seu papel e da sua responsabilidade na construção de um debate democrático livre, transparente e plural, o que pode fazer enorme diferença para os usuários e para os candidatos e candidatas.

A participação política de influenciadores digitais no debate político-eleitoral está submetida a algumas regras, como as que protegem o processo eleitoral de interferência do poder econômico, por exemplo. Pela lei eleitoral, candidaturas não podem contratar influenciadores para fazer marketing de influência eleitoral e fazer publis pedindo votos. Mas a legislação não resolve todos os problemas éticos e de responsabilidade sobre como influenciadores devem participar do debate político. Mesmo que algumas condutas não sejam ilegais, elas podem acabar prejudicando o debate democrático ou enganando os seguidores do influenciador.


Guia para influenciadores digitais nas eleições 2020

Guia para influenciadores digitas nas eleições 2020 (versão ebook)

Pensando em esclarecer essas regras e ajudar os influenciadores a entenderem seu papel e responsabilidades no pleito eleitoral, o InternetLab e o Redes Cordiais lançam o Guia para influenciadores digitais nas eleições 2020, que traz luz a esta questão, expondo qual a relação dos influenciadores com o debate político-eleitoral e quais os princípios que devem ser levados em conta para participar de campanhas eleitorais.

Neste guia nós buscamos oferecer ferramentas para que influenciadores e produtores de conteúdo em redes sociais participem do processo eleitoral de maneira democrática, segura e ética. Ele traz uma série de boas práticas que partem do que está na lei, mas não se bastam ali. O guia é um começo de conversa, não um ponto final. Para isso, trazemos uma “bússola” de princípios para ajudar a tomar decisões difíceis e uma “caixa de ferramentas”, com perguntas e respostas práticas que devem surgir no decorrer do processo eleitoral.

Boa leitura!

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