Fórum sobre a Sustentabilidade do Jornalismo de Interesse Público

Espaço de discussão multissetorial e interdisciplinar sobre remuneração de jornalismo de interesse público pelas plataformas digitais.

Liberdade de Expressão
Duração: 2023
Status: Em andamento

A internet trouxe novas realidades, oportunidades e efeitos não previstos para a atividade jornalística, seus profissionais e organizações. O ambiente  digital ampliou as possibilidades de acesso e alcance do jornalismo e contribuiu para diversificar mercados tradicionalmente concentrados. Ao mesmo tempo, as plataformas digitais apresentaram uma série de novos desafios relacionados à sustentabilidade de uma indústria já em crise, como a migração das receitas de publicidade para esses novos atores, além de terem se tornado um meio de distribuição de conteúdo chave para as organizações de mídias, estabelecendo uma relação quase de dependência em muitos casos. 

Reconhecendo a importância dessa discussão, o Fórum sobre Sustentabilidade no Jornalismo de Interesse Público (FSJIP) busca ser um espaço de discussão multissetorial e interdisciplinar sobre jornalismo de interesse público, regulação das plataformas digitais, remuneração da atividade jornalística, e suas implicações para um ecossistema de comunicação independente, forte e plural. Por meio de pesquisa, sistematização de informação e reuniões periódicas, buscamos construir conhecimento coletivo e gerar mobilização sobre o tema.  

O Fórum não possui caráter deliberativo ou vinculativo, e não representa ou responde a interesses de grupos em particular. Configurando-se como um espaço de trocas de informações e expertise como promover a sustentabilidade do jornalismo de interesse público, envolve organizações de comunicação com e sem fins lucrativos, organizações da sociedade civil, acadêmicas e entidades filantrópicas dedicadas à temática.

Tendo como horizonte a sustentabilidade, pluralidade e independência do ecossistema brasileiro de mídia, reconhecendo sua relevância e relação direta com a qualidade da democracia, o FSJIP possui duas frentes de atuação que se retroalimentam: (i) atividades de pesquisa sobre sustentabilidade no jornalismo de interesse público; (ii) reuniões periódicas com atores relevantes ao ecossistema dessa discussão. 

O primeiro eixo do Fórum busca reunir insumos concretos para nutrir o debate, criando um repositório de conhecimento sobre possíveis desenhos de modelos sustentáveis. Diante da complexidade dos desafios, buscamos aprofundar-nos em fontes acadêmicas e regulatórias de outros países que aventam modelos para abordar a questão. Nosso estudo é marcado por perguntas: quais são os bons parâmetros para encaminhar uma discussão de sustentabilidade que não favoreça modelos predatórios ou que atentem contra princípios democráticos e de interesse público, como o pluralismo? Que modelo favorece a manutenção do jornalismo de interesse público em sua forma livre e plural? Quem deveria pagar, como e quanto? Quem deveria receber, e sob que critérios se distribuiriam os recursos? Como garantir a sustentabilidade de organizações de notícias diferentes, estabelecidas em realidades diferentes, e qual o papel de cada ator da cadeia nessa tarefa?

O segundo pilar do FSJIP diz respeito às reuniões periódicas entre os distintos atores do campo, um espaço de compartilhamento de informações, formulação de ideias e articulação. Esses encontros não têm caráter deliberativo, senão que servem para atualizar as diferentes partes interessadas sobre as pesquisas, circular propostas e pensar sobre modelos aplicáveis à realidade brasileira.