achearegra: InternetLab lança novo site, marcado por atualizações que buscam promover mais transparência na moderação de conteúdo

Repositório desenvolvido pelo InternetLab reúne todas as políticas de oito plataformas digitais - Facebook, Instagram, Linkedin, Telegram, TikTok, Whatsapp, X (antigo Twitter), Kwai e YouTube - em 24 categorias temáticas, de maneira a facilitar a navegação e compreensão de seus termos de uso. As ferramentas do achearegra permitem a realização de buscas por plataforma e classe de regras, além de guiar usuárias e usuários aos mecanismos de denúncia.

Notícias Liberdade de Expressão 08.12.2023 por Iná Jost, Paulo Pereira e Fernanda K. Martins

Em 2022, o InternetLab lançou o achearegra, observatório de termos de uso das plataformas digitais que reunia políticas de moderação de conteúdo sobre integridade eleitoral. No contexto das eleições daquele ano, o site mapeou os termos de uso que regiam a circulação do discurso sobre o processo eleitoral nas plataformas da Meta, Facebook e Instagram, LinkedIn, Telegram, TikTok, Twitter, Whatsapp, Kwai e YouTube. A partir de agora, porém, o site recebe atualização para abarcar todas as políticas de moderação de conteúdo, de maneira a promover o acesso e compreensão das e dos usuários sobre as políticas​​ que regem suas interações online. 

O exercício de catalogar essas normas parte de reflexão sobre a relevânci​a que as plataformas ganharam como espaços de debate público. Como intermediárias da comunicação, determinam o que vai circular e como, em que formato e alcance. Por isso, as regras sobre conteúdos e seus processos de moderação são elementos centrais e estratégicos para a regulação da comunicação no ecossistema digital. A sistematização das políticas serve, ainda, ao propósito de aperfeiçoar ferramentas de pesquisa sobre moderação de conteúdo, permitindo a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhora na confecção de regras que versam sobre expressão nas redes. 

Partindo do princípio que conhecer e compreender as normas definidas pelos atores intermediários da comunicação é essencial para entender como funciona o trânsito de conteúdos online, nosso objetivo é fornecer uma base de consulta pública sobre as diretrizes que regem as interações entre usuários, qualificando o debate público quanto ao modo como a liberdade de expressão é concebida dentro das plataformas digitais. 

A atividade de catalogar tais regras foi desenvolvida por meio de buscas nas páginas de políticas e blogs de notícias das plataformas. Dado que os termos de uso são dinâmicos e passam por atualizações periódicas, o InternetLab se propõe a manter as informações do achearegra atualizadas. Em sua primeira edição, o projeto contou com apoio do *desinformante. Agora, a expansão da plataforma foi viabilizada pelo apoio do projeto ​​Greater Internet Freedom (GIF), do Internews, por meio da Derechos Digitales.  

Se você trabalha em uma das plataformas digitais citadas no achearegra e sentiu falta de alguma política, compromisso público ou link, ou quer informar alguma atualização, entre em contato através do e-mail: internetlab@internetlab.org.br. 

Acessem o site oficial do achearegra e fiquem atentas e atentos às atualizações.

compartilhe