A política em aplicativos de mensagem

O projeto busca compreender as diferentes dinâmicas de comunicação política e propaganda em aplicativos de mensagem privada.

Informação e Política
Duração: 2020 - em andamento
Status: Em andamento

As eleições de 2018 evidenciaram a importância dos aplicativos de mensagem privada para a comunicação política do país. Trabalhos realizados pela sociedade civil e academia no país têm apontado para o fato de que a dieta da mídia brasileira entorno de informações políticas depende fortemente desse tipo de serviço. Diversos recursos sociais, políticos e psicológicos são levados em consideração pelos atores políticos em seus esforços para disseminar conteúdo eleitoral, incluindo o uso de diferentes níveis de ferramentas de propaganda, como mensagens em massa ou serviços de marketing online, o que levanta questões éticas e jurídicas significativas.

Este projeto busca compreender as diferentes dinâmicas de comunicação política e propaganda em aplicativos de mensagem privada. Da perspectiva de candidatos, partidos e mobilizadores digitais, o projeto busca identificar as diferentes táticas e estratégias usadas por campanhas políticas em aplicativos de mensagens. Por outro lado, buscando suprir uma lacuna na compreensão do papel do usuário nas dinâmicas de comunicação política, esse projeto também tem por objetivo mapear os hábitos e percepções do brasileiro quanto à conteúdos político-eleitorais, bem como características sociodemográficas, que juntos contribuem para a configuração de dinâmicas específicas de comunicação política nesses espaço.  

Em 2021, como parte desse projeto, o InternetLab em parceria com a Rede Conhecimento Social lançou o relatório “Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens: hábitos e percepções do brasileiro”, que buscou colocar em foco a perspectiva do usuário, com o objetivo de jogar luz sobre seu lugar nas dinâmicas de comunicação política. Resultado de uma pesquisa multimétodo – com grupos de discussão para coleta de dados qualitativos combinados com uma survey amostral –  o relatório traz dados quantitativos e qualitativos a respeito de como os usuários se relacionam com conteúdos e conversas político-eleitorais nesses aplicativos.