Substantivo Feminino:YouTube Brasil, em parceria com InternetLab e Gênero & Número, lança videocast no canal Rede Mulher Empreendedora

Primeiros episódios já estão no ar. O videocast conta com participações de especialistas e criadores de conteúdo, com debates sobre discurso de ódio, políticas de cuidado e participação política.

Notícias Desigualdades e Identidades 08.12.2023 por Clarice Tavares e João Vitor Araújo

Em 25 de novembro, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, InternetLab, Rede Mulher Empreendedora, Casé Fala, Gênero e Número e Youtube Brasil lançaram o videocast “Substantivo Feminino”, que conta com a participação de especialistas e criadoras de conteúdo em bate-papos sobre violência contra mulheres, política e desigualdades de gênero. O videocast é apresentado por Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora. Os quatro episódios que irão compor o videocast serão publicados no canal do YouTube da Rede Mulher Empreendedora, com produção da Dia Estúdio. 

Os dois primeiros episódios já estão no ar. No primeiro deles, em forma de Manifesto, Ana Fontes apresenta o novo projeto e convida a todos a participar do debate sobre enfrentamento à violência de gênero. 

Já no segundo episódio, publicado ontem (7), às 17h, a mediadora Ana Fontes conversou com Thelminha Assis e Nana Lima sobre política do cuidado.  O debate passou por temas como a necessidade de educação e políticas públicas voltadas a profissionais e mulheres que, muitas vezes, não têm seus trabalhos reconhecidos ou valorizados. 

Segundo Thelminha, médica anestesiologista e influenciadora digital, apesar dos avanços, paira a insegurança sobre delegar tarefas, porque, para ela, é mais fácil fazer ela mesma do que esperar a iniciativa do próximo para que uma atividade seja feita. 

“Eu sou uma pessoa proativa até demais. Eu tenho muita dificuldade em delegar as coisas que eu acredito que eu tenho que fazer, mas aí quando você olha, você fala ‘eu poderia ter delegado sim, eu poderia ter compartilhado’. Então, isso vem desse lugar de você ser criada e a mãe falando ‘você tem que ser muito boa, você tem que ser duas vezes melhor, como mulher e como mulher preta você tem que dar conta de tudo’ e quando você vai ver, você está esgotada emocionalmente e fisicamente”, relata.

Nas próximas semanas, o videocast irá debater os temas “Mulheres e seu espaço na política” e “Combate ao discurso de ódio e empoderamento feminino”, com as participações de convidadas como Assucena, Luciana Barreto, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Assista, abaixo, os vídeos disponíveis no canal no YouTube da Rede Mulher Empreendedora

Ep. 1: Substantivo Feminino, Um Manifesto – Reprodução (Rede Mulher Empreendedora)
Ep. 2: Substantivo Feminino discute a Política do Cuidado, com Thelma Assis e Nana Lima – Reprodução (Rede Mulher Empreendedora)
Ep 3: Substantivo Feminino discute o combate ao discurso de ódio, com Luciana Barreto & Assucena – Reprodução (Rede Mulher Empreendedora)

Ep 4: Substantivo Feminino discute a presença de mulheres na política, com Tauá Lourenço e Olívia Santana Reprodução (Rede Mulher Empreendedora)
compartilhe