A repercussão do Roda Viva no Twitter – Geraldo Alckmin

Notícias Informação e Política 26.07.2018 por Lucas Lago, Mariana Valente e Victor Pavarin Tavares

Acompanhamos na última segunda-feira, dia 23 de julho, as manifestações no Twitter referentes à participação de Geraldo Alckmin no programa Roda Viva, e levantamos dados que realçam a importância cada vez maior das redes sociais para as interações políticas. O gráfico abaixo mostra a utilização dos termos “Alckmin”, “RodaViva” e “PSDB” na plataforma antes, durante e depois da exibição do programa.

Quantidade de tweets contendo as seguintes palavras chave: Alckmin (azul), RodaViva (vermelho) e PSDB (amarelo)
Para ver o gráfico com mais detalhes clique aqui

O monitoramento revelou a súbita expansão da hashtag #AlckminÉTemer, a qual alcançou, durante a transmissão, a marca de 40 tweets por minuto – além de ter assumido o segundo lugar nos Trending Topics Brasil, ficando abaixo apenas da hashtag #RodaViva.

Quantidade de Tweets utilizando #AlckminÉTemer durante o programa Roda Viva
Para ver com mais detalhes clique aqui

Em relação às hashtags utilizadas pela campanha de Alckmin e por apoiadores – #PreparadoParaOBrasil e #MudarParaMelhor -, é notável o destaque da hashtag #AlckminÉTemer.

Comparativo de três hashtags durante o programa Roda Viva: alckminétemer (azul), mudarparamelhor (vermelho) e preparadoparaobrasil (amarelo)
Para ver o gráfico com mais detalhes clique aqui

A nuvem de tags abaixo exibe os termos que mais apareceram durante a exibição do programa em tuítes que continham o nome “Alckmin”. Os termos “centrão”, “temer”, “candidato”, “psdb”, “partido”, “vice”, “pergunta” e “imposto sindical” foram empregados com grande frequência.

Nuvem de tags dos tweets mencionando Alckmin durante o programa do Roda Viva.
Retiramos da nuvem de palavras algumas preposições, verbos, advérbios, artigos, pronomes e numerais (“por”, “são”, “quase”, “os”, “ele”, “dois”, etc.), além de substantivos como “Alckmin” (uma vez que a nuvem é formada justamente por tuítes que mencionam o candidato). Confira aqui a lista de todas as palavras removidas.

 

O termo “delucca” foi bastante utilizado devido ao grande número de reações às postagens do usuário @delucca, conforme a rede gráfica de retuítes abaixo.

 

Rede de Retweets contendo a hashtag #AlckminÉTemer.

É importante ressaltar que a hashtag #AlckminÉTemer foi utilizada de maneira pontual por alguns usuários antes do programa, passando a ser altamente veiculada com o início da exibição. O tuíte mais antigo que encontramos é de um dia anterior ao programa, às 16h45 (https://twitter.com/remuspjr/status/1020454684061052928). Contudo, no dia da exibição, a conta @AlemD4sSombras – a qual foi identificada em nossa rede de retuítes acima -, às 15h54, veiculou uma mensagem que divulgava a participação de Alckmin no Roda Viva e solicitava que os usuários subissem a hashtag #AlckminÉTemer (https://twitter.com/AlemD4sSombras/status/1021529019681001475). 

Primeiro tuíte com a hashtag #AlckminÉTemer identificado.
Tuíte solicitando aos usuários a utilização da hashtag #AlckminéTemer.

Por volta das 23h13, o candidato à Presidência tratou no programa do tema da segurança pública e, em seguida, a entrevistadora Ana Clara Costa questionou as medidas a serem tomadas em relação à organização criminosa PCC. Em resposta, aproximadamente às 23h16, Alckmin argumentou que todos os grandes líderes do PCC estão presos, além te der afirmado que “o combate ao crime é permanente”. O acompanhamento revelou que o pico de menções ao termo “PCC” no Twitter foi às 23h15, as quais chegaram à marca de 35 em um minuto.

Menções da sigla PCC no Twitter durante o programa Roda Viva
Para ver o gráfico com maior qualidade clique aqui

Na próxima semana, o entrevistado do Roda Viva será Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo Partido Social Liberal (PSL). O InternetLab continuará acompanhando o programa e analisando os dados das manifestações no Twitter. Compartilharemos aqui nossos achados.

 

 

Notas metodológicas

Examinamos ao todo 18.211 tuítes únicos que foram postados durante o programa, sendo que 11.627 continham a sentença “RodaViva”; 10.087 a sentença “Alckmin”; 2.016 a sentença “PSDB”; 1.407 a sentença “AlckminÉTemer”; 517 a sentença “PCC”; 322 a sentença “MudarPraMelhor”; e 143 a sentença “PreparadoParaOBrasil”.

Para o levantamento dos dados analisados, foram utilizados alguns scripts escritos na linguagem Python, além de uma tabela de um banco de dados em MySQL disponíveis no github do InternetLab. Para a configuração da rede de retuítes, utilizamos a ferramenta open source Gephi. Por fim, os gráficos foram feitos por meio da ferramenta online Google Drive, enquanto as nuvens de palavras foram construídas com o Wordart.

 

Equipe responsável pelo conteúdo: Lucas Lago (lucas.lago@internetlab.org.br), Mariana Valente (mariana@internetlab.org.br) e Victor Pavarin (victor.pavarin@internetlab.org.br).

 

compartilhe