InternetLab organiza formação sobre Wikipedia com integrantes do Núcleo de Consciência Trans

Em conjunto com Wiki Movimento Brasil, InternetLab desdobra mapeamento sobre equidade no conhecimento na realização de oficina feita com núcleo de estudantes trans da Universidade Estadual de Campinas.

Notícias Cultura e conhecimento 16.11.2022 por Stephanie Lima e Fernanda K. Martins

No dia 18 de agosto de 2022, o InternetLab, em parceria com o Wiki Movimento Brasil, realizou oficina de formação sobre a Wikipédia com integrantes do Núcleo de Consciência Trans, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A  atividade faz parte do projeto Equidade no Conhecimento, fellowship conduzida pelo InternetLab em parceria com o Wikimedia Knowledge Equity Fund (Fundo de Equidade no Conhecimento da Wikimedia).

O projeto 

O  projeto supracitado teve seu início a partir da organização de um Encontro e um Seminário, ocorridos respectivamente nos meses de Fevereiro e Março, que tinham como objetivo reunir e ouvir atrizes e atores sociais que atuam e/ou pesquisam sobre conhecimento livre e/ou equidade no conhecimento. Em agosto deste ano, lançamos o Mapeamento “Transformações, desafios e estratégias: o que mudou após 10 anos da Lei de Cotas?”, no qual a partir da sistematização de relatos dessas atrizes e atores do campo, pudemos compreender a relação entre a internet e a busca pela equidade no conhecimento.

Neste material, destrinchamos, após os 10 anos da Lei de Cotas,  quais transformações e desafios persistem para atingirmos uma produção e circulação do conhecimento mais equânimes. Um dos pontos levantados pelas(os) participantes no que diz respeito à estratégia que conecte a reivindicação por equidade no conhecimento e a defesa de conhecimento livre foi pensar em situações práticas. Um dos exemplos mencionados foi a possível utilização de plataformas livres para produção e acesso ao conhecimento produzido por pessoas negras e indígenas. Nessa esteira, a Wikipédia é vista como uma aliada na diminuição de processos desiguais. 

Reagindo ao questionamento, alguns participantes, que tinham experiência com eventos como Maratonas de edição, relataram a importância de aproximar a plataforma dos espaços de educação formal. Uma das participantes  apontou inclusive para a necessidade de organizar oficinas de formação sobre a Wikipédia direcionadas a estudantes da  educação básica e superior. Para ela, a Wikipedia deve ser compreendida como um espaço no qual é possível tensionar as barreiras que existem em espaços formais de divulgação do conhecimento.

Tendo em vista essa provocação, entramos em diálogo com coletivos de diferentes grupos a fim de organizar oficinas sobre a Wikipédia.  Em parceria com o Wiki Movimento Brasil, realizamos nossa primeira formação com o Coletivo de Consciência Trans da UNICAMP, formado majoritariamente por pessoas negras.

Apesar de, originalmente, o nosso projeto  ter como foco o olhar para questões relacionadas às desigualdades de raça e de etnia, acreditamos que as barreiras para a produção e acesso ao conhecimento interseccionam diferentes marcadores sociais da diferença, tais como: raça, etnia, gênero, sexualidade, classe e território.

A reprodução de desigualdades sociais no ambiente digital

Durante a oficina,  foram criados perfis para que as pessoas participantes fizessem edições em verbetes já existentes que têm relação com a população trans. Dentre as e os participantes, a principal questão debatida trouxe à tona as limitações do que é considerado “relevante” para estar na enciclopédia. Foi explicado, na ocasião, que para um tema ou alguém ter um verbete na plataforma deve-se, por meio de fontes confiáveis, provar que esse verbete tem relevância. 

O problema está no que é lido como fontes confiáveis ou ainda nos critérios que compreendem um tema como relevante ou não. Assim, como levantado na  oficina, assuntos relacionados a populações historicamente marginalizadas podem ser mais vulneráveis a atingir esse crivo, devido à: i) baixa relevância social, algo que se relaciona com desigualdades que estruturam a sociedade ii) dificuldade de provar seguindo esses critérios de “fontes confiáveis” qual seria a relevância para que alguns temas se mantenham na Wikipédia. 

O espaço da oficina rendeu, portanto, não apenas o fortalecimento de verbetes sobre população trans que receberam mais informações, mas também um debate intenso sobre limitações da plataforma, o que aponta para desigualdades que se se reproduzem no espaço da internet, o que não exclui plataformas que se propõem a colaborar com o conhecimento livre. 

compartilhe