Capa do podcast Antivírus 09 - Reconhecimento facial e discriminação. Imagem com fundo preto e imagens abstratas em cinza.

Antivírus 09 – Reconhecimento facial e discriminação

Antivírus 24.06.2020 por Institucional

A COVID-19 é uma pandemia dos tempos da internet: é a informação que viraliza, é também a desinformação. Neste momento de crise, pensamos em qual o papel do InternetLab e decidimos começar o projeto ANTIVÍRUS, um espaço para debates sobre tecnologia, direitos e a pandemia.

Capa do podcast Antivírus 09 - Reconhecimento facial e discriminação. Imagem com fundo preto e imagens abstratas em cinza.

A crítica sobre usos discriminatórios do reconhecimento facial ganhou força na agenda pública em plena pandemia. Após semanas de protestos antirracistas nos EUA, empresas como a IBM, a Microsoft e Amazon decidiram rever a distribuição de tecnologias de reconhecimento e análise facial para fins policiais em razão dos riscos a direitos. Qual o significado dessas decisões? Conversamos com Silvana Bahia, co-diretora da organização social Olabi, e Rafael Zanatta, diretor da associação Data Privacy Brasil.

Onde encontrar esse episódio do Antivírus

Spotify | Anchor | Apple Podcasts | Google Podcasts | YouTube

compartilhe