achearegra: InternetLab lança observatório de termos de uso das plataformas digitais

Site reúne as regras, políticas, procedimentos e compromissos de plataformas com a integridade do debate público eleitoral.

Notícias Informação e Política 19.08.2022 por Ester Borges, Francisco Brito Cruz, Heloisa Massaro e Beatriz Massa

Hoje (19), o InternetLab, lança o achearegra, um observatório que reúne e organiza regras, políticas, termos de uso, compromissos públicos e procedimentos gerais de moderação de conteúdo relativos às eleições de 2022. O projeto tem como objetivo proporcionar a pesquisadores, jornalistas e à sociedade civil organizada em torno dos direitos digitais o acesso facilitado e de forma unificada às regras privadas das plataformas que se aplicam ao debate público digital. O observatório conta com o apoio do projeto Desinformante.

Entendemos que conhecer e compreender essas políticas definidas por esses intermediários é essencial para entender como funciona a regulação de conteúdos online, seus pontos fortes e suas lacunas, permitindo uma atuação mais informada que contribua para que avancemos nas discussões sobre transparência e melhores práticas para a moderação de conteúdo.

No site é possível encontrar informações sobre Kwai, Linkedin, Meta (Facebok e Instagram), Telegram, TikTok, Twitter, WhatsApp e Youtube. Além das políticas relativas a questões de integridade eleitoral organizadas por tema, o achearegra traz também as orientações que essas empresas fornecem aos usuários sobre denúncias, procedimentos internos quanto a infrações dos mais variados tipos, além dos compromissos públicos assumidos por essas empresas

Acreditamos que a transparência dessas regras, compromissos públicos e procedimentos é essencial para a garantia de um espaço democrático e ético durante as eleições de 2022.

Você pode acessar o achearegra e navegar pelas políticas aqui 

Se você trabalha em uma das plataformas digitais citadas no achearegra e sentiu falta de alguma política, compromisso público ou link, ou quer informar alguma atualização entre em contato através do e-mail: internetlab@internetlab.org.br.

compartilhe