DESINFO

Projeto construído de forma colaborativa entre InternetLab, Quid e Agência Lema que  busca abrir um diálogo com o mercado de publicidade digital sobre as transformações no ambiente da comunicação a partir da popularização da internet e das redes sociais. O  principal objetivo do projeto é  construir parâmetros e ferramentas para que a atuação publicitária navegue no ambiente informacional prezando pela integridade do debate público.

Informação e Política
Duração: 2022
Status: Em andamento

As dinâmicas publicitárias sempre ocuparam um papel estruturante no ambiente informacional, tornando-se ainda mais relevantes no entrelaçamento contemporâneo entre as novas tecnologias de comunicação online e o marketing digital. 

Em 2022, em parceria com a Quid e com a Agência Lema de publicidade, o InternetLab lança o “Publi ou Fake: um guia [em construção] sobre desinformação e marketing digital”,  uma cartilha em que trazemos ferramentas para que profissionais da área de marketing e publicidade possam navegar melhor e com mais confiança frente às complexidades da relação entre publicidade e desinformação. A partir desse material, esses profissionais  poderão entender melhor como esses temas se conectam, definir com mais segurança qual deve ser o papel das marcas que gerenciam nesse ecossistema e atuar ativamente como multiplicadores desse conhecimento no mercado.

O material serviu de base também para o diálogo com representantes dos vários braços da publicidade em três mesas mediadas por Juliana Wallauer, cofundadora da B9:

 (i) a primeira delas sobre desinformação e o mercado publicitário com Guilherme Maia, diretor de  criação e estratégia da Agência Lema, Joana Mendes, presidente do Clube de Criação, André França, presidente da WMcCann e Edney Narchi, vice-presidente executivo do CONAR;  

(ii) a segunda, acerca do papel do marketing de influência nos debates de desinformação online com André Zimmerman, sócio fundador da NetCo, Bia Granja, sócia fundadora da Youpix e Gabriela Rodrigues, head de cultura e impacto da Soko.

(iii) e por fim, a terceira mesa que teve como tema questionamentos sobre a responsabilidade de marcas nas publicidades programáticas de sites e plataformas  com Cris Camargo, CEO IAB Brasil, Natã Sabino, diretor de mídia da HNK- Lab,  e Ricardo Silvestre, CEO da Black Influence.

Acesse a publicação “Publi ou Fake: um guia [em construção] sobre desinformação e marketing digital” na íntegra.