Plataformas digitais e o mercado audiovisual brasileiro

O InternetLab, em parceria com a It for Change e com o apoio do International Development Research Centre (IDRC), desenvolveu o projeto para explorar os arranjos jurídicos-institucionais que regulam as plataformas, e pensar políticas públicas que enderecem os problemas colocados por esse novo cenário, com vistas à inclusão e ao desenvolvimento socioeconômico.

Cultura e conhecimento
Duração: 2018 - 2020
Status: Concluído

O InternetLab, em parceria com a It for Change e com o apoio do International Development Research Centre (IDRC), está desenvolvendo o projeto “Policy Frameworks for digital platforms – moving from openness to inclusion”. O projeto conta com a participação de pesquisadores de 13 países da Ásia, África, América Latina, Europa e América do Norte.

Centrais à atividade econômica na era digital, as plataformas substituem e reconfiguram os mercados, reestruturando transações econômicas e o fluxo de informações. Diante disso, o objetivo do projeto é explorar os arranjos jurídicos-institucionais que regulam as plataformas, e pensar políticas públicas que enderecem os problemas colocados por esse novo cenário, com vistas à inclusão e ao desenvolvimento socioeconômico.

Como parte do projeto, o InternetLab conduziu um estudo de caso sobre a regulação de vídeos sob demanda transmitidos pelo sistema over the top (VoD OTT), que originou o relatório Bits and Film: Policy For Digital Platforms in Media and Audio Visual Markets in Brazil. Investigamos o impacto da economia de plataformas no mercado audiovisual brasileiro, notadamente quanto ao acesso de usuários a esses serviços, aos tipos de conteúdo disponíveis e às contribuições financeiras ao Estado.