InternetLab expande achearegra para abranger todas as políticas de conteúdo de plataformas digitais

Confira as atualizações do projeto.

Notícias Liberdade de Expressão 13.06.2023 por Iná Jost e Laura Matta

Em 2022, o InternetLab lançou o achearegra, observatório de termos de uso das plataformas digitais que reunia políticas de moderação de conteúdo sobre integridade eleitoral. No contexto das eleições daquele ano, o site mapeou as regras que regiam a circulação do discurso nas plataformas Facebook, Instagram, Linkedin, Kwai, Telegram, TikTok, Twitter, Whatsapp e Youtube. Dentro do achearegra, organizamos os termos de uso, procedimentos gerais e compromissos públicos das nove plataformas, categorizando e unindo-os em um único repositório. 

Agora, o site recebe uma atualização que compreende todas as políticas de moderação de conteúdo, buscando aumentar o acesso e compreensão dos usuários sobre as regras que regulam suas interações online. O exercício de catalogar essas normas serve também ao propósito de aperfeiçoar nossas ferramentas de pesquisa e identificar pontos fortes e oportunidades de melhora na confecção de regras que versam sobre expressão nas redes. O conhecimento dessas políticas, por fim, permite participação mais informada e frutífera nas discussões sobre transparência na moderação de conteúdo. 

Nosso objetivo é fornecer uma base de consulta pública sobre as políticas que regem as interações entre usuários, qualificando o debate público quanto ao modo como a liberdade de expressão é concebida dentro das plataformas digitais. A atividade de catalogar tais regras contou com buscas em suas páginas de políticas e em seus blogs de notícias. Dado que as políticas de conteúdo são dinâmicas e passam por atualizações periódicas, o InternetLab se propõe a manter as informações do achearegra atualizadas, de acordo com a constante mudança de regras em cada uma das plataformas. Em sua primeira edição, o projeto contou com apoio do *desinformante. Agora, a expansão da plataforma foi viabilizada pelo apoio do projeto ​​Greater Internet Freedom (GIF), do Internews. 

Acesse o site oficial do achearegra e fique atento(a) em todas as atualizações.

compartilhe