O acesso de pesquisadoras(es) latinoamericanas(os) a dados de plataformas

O projeto desenvolvido em conjunto pelas áreas de Cultura e Conhecimento e Desigualdades e Identidades visa mapear os desafios e as barreiras de transparência no acesso a dados de plataformas na América Latina, buscando entender como pesquisadoras(es) latinoamericanas(os) percebem os esforços de transparência e de compartilhamento de dados das plataformas, como as dificuldades de acessar dados afetam a sua liberdade acadêmica, e como os recursos destinados à transparência de dados são distribuídos regionalmente.

Cultura e conhecimento
Duração: 2023
Status: Em andamento

A transparência e o acesso a dados de plataformas são partes essenciais da produção de conhecimento, do avanço de agendas de pesquisa, e da defesa de melhorias em políticas de plataformas. Pesquisadoras(es) do campo de direitos digitais de todo o mundo demandam as melhores práticas de transparência significativa das plataformas para que possam desenvolver pesquisas e monitorar práticas de moderação de conteúdo, políticas de discurso de ódio, e algoritmos de recomendação. Há indícios de desigualdade de acesso a esse tipo de informação e dados entre pesquisadoras(es) dos Estados Unidos e União Europeias e pesquisadores do Sul Global. Isso afeta diretamente o potencial de produção de pesquisa de alto impacto e com diferentes perspectivas e epistemologias. 

Nesse contexto, o projeto desenvolvido em conjunto pelas áreas de Cultura e Conhecimento e Desigualdades e Identidades visa mapear os desafios e as barreiras de transparência no acesso a dados de plataformas na América Latina, buscando entender como pesquisadoras(es) latinoamericanas(os) percebem os esforços de transparência e de compartilhamento de dados das plataformas, como as dificuldades de acessar dados afetam a sua liberdade acadêmica, e como os recursos destinados à transparência de dados são distribuídos regionalmente. A partir desse mapeamento, o projeto pretende desenvolver propostas para o aprimoramento da transparência das plataformas. 

Metodologia 

Para compreender as percepções, demandas e dificuldades para a coleta de dados, serão realizados grupos focais e entrevistas em profundidade com pesquisadoras(es) brasileiros e de outros países da América Latina que trabalham com dados de plataformas. Os grupos focais buscam mapear as percepções de pesquisadoras/es de diferentes países latinoamericanos a respeito da transparência de plataformas digitais e de acesso a dados. A partir dos dados coletados nos grupos focais, serão realizadas entrevistas individuais com pesquisadoras/es, de forma a analisar em maior profundidade como o acesso a dados afeta atividades de pesquisa na região.