Dieta de mídia
Guia de atualização constante, no qual reunimos pesquisas que tratam das alterações do consumo informativo e de serviços online por brasileiros e brasileiras.
Em 2009, a revista Wired publicou matéria comparando nossos hábitos alimentares ao nosso consumo de mídia. Assim como uma alimentação equilibrada é benéfica e saudável, um consumo diversificado de mídia também é benéfico para o nosso convívio em sociedade. Afinal, como brasileiros(as) se alimentam de informação no meio digital? Quais formatos de mídia são preferidos e como esse comportamento contribui para práticas como a de disseminação de falsas notícias nesse ambiente? O presente projeto do InternetLab buscará investigar esses e outros aspectos da dieta de mídia digital brasileira. Como primeira iniciativa, organizamos um guia vivo, contínuo e colaborativo das principais fontes de pesquisa sobre o assunto, divididos em quatro eixos:
- Conectividade, perfil de usuários online, consumo de mídia digital, TV, rádio, etc;
- Características e desigualdades no uso de mídia digital;
- Mercado de publicidade e suas peculiaridades, e
- Consumo de mídia durante a pandemia da Covid-19.
A partir das pesquisas expostas no guia da dieta de mídia, elaboramos um texto trazendo os principais dados sobre o consumo de produtos, serviços e mídia por meios digitais pelos brasileiros durante a pandemia da Covid-19. Temos como interesse compreender as alterações nos hábitos de consumo da população devido à maior importância dada aos meios digitais em razão das medidas tomadas para contenção do vírus.
Para ter acesso ao guia, clique aqui. Caso queira contribuir, entre em contato.