Cibersegurança e direitos humanos nas Américas

O projeto buscou capacitar atores da sociedade civil do Sul Global sobre cibersegurança e influenciar em processos de tomada de decisão política sobre esse tema.

Privacidade e Vigilância
Duração: 2017 - 2017
Status: Concluído

O tema da cibersegurança sempre teve destaque nas discussões nacionais e internacionais, mas tornou-se ainda mais presente no debate público após escândalos de espionagem e ataques de hackers a sistemas civis e governamentais ao redor do mundo. A elaboração e implementação de políticas de cibersegurança, assim, passaram a fazer parte da agenda de segurança nacional da maioria dos Estados. Governos ao redor do mundo todo enfrentam o desafio de elaborarem e implementarem medidas que garantam a segurança do ciberespaço para que ele continue a ser explorado em toda sua potencialidade e, ao mesmo tempo, respeitem os direitos humanos.

Nesse cenário, este projeto , realizado em parceria com outras organizações da América Latina (TEDIC, Derechos Digitales, R3D, Karisma e ADC) e coordenado pela Global Partners Digital, visa promover direitos humanos em discussões sobre cibersegurança por meio da capacitação atores da sociedade civil do Sul global. Além disso, busca construir arranjos institucionais multissetoriais para a tomada de decisão política em temas relacionados à cibersegurança.