Chamada aberta: Revista Internet&Sociedade com dossiê sobre Desigualdades e Conhecimento
A revista Internet&Sociedade abre chamada para publicações para sua sexta edição. Neste novo número, além de trabalhos (artigos, resenhas, traduções e produções artísticas) sobre os múltiplos temas que compõem a agenda de debates acadêmicos no campo de internet e sociedade, publicaremos um dossiê temático sobre Desigualdades e Conhecimentos. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para 29 de Julho. Confira mais informações como submeter o seu trabalho nesse link.
Desigualdades e Conhecimentos: Transformações, desafios e estratégias após 10 anos da Lei de Cotas
O InternetLab, centro de pesquisa focado em direito e tecnologia, foi uma das seis organizações escolhidas para a primeira rodada de financiamento do Wikimedia Knowledge Equity Fund (Fundo de Equidade no Conhecimento), lançado pela Fundação Wikimedia no segundo semestre de 2021. Iniciamos, então, uma fellowship com o objetivo de contribuir com reflexões sobre produção de conhecimento – online e offline – de pessoas negras e indígenas no conhecimento.
Desde o início de 2022, no ano que a Lei de Cotas faz o seu aniversário de 10 anos, demos início a um conjunto de atividades, onde tivemos como objetivo principal mapear quais as principais barreiras encontradas para produção e circulação do conhecimento quando produzido por grupos sociais historicamente subalternizados. Algumas das questões que têm nos norteado são: quais as principais barreiras encontradas por sujeitos negros(as) e indígenas na produção e circulação de conhecimento? O que mudou dez anos depois da Lei de Cotas? Como a internet tem se colocado ou não como aliado nesse processo?
A partir do cenário dos direitos digitais, queremos também trazer à tona questões relacionadas não só à produção de conhecimento em ambientes tradicionais, como a academia, mas também em espaços outros, o que inclui, em uma perspectiva central para nós, a internet e as reivindicações por conhecimento livre.
Com objetivo de ampliar ainda mais esse mapeamento e reflexões, convidamos a submissão neste dossiê de pesquisadores para contribuição das seguintes questões:
- Após 10 anos da aprovação da Lei de Cotas, quais as principais dificuldades e transformações na produção e circulação do conhecimento de pessoas negras e indígenas?
- Como a internet tem se colocado (ou não) como parte desse processo?
- Como as transformações na produção e circulação do conhecimento de pessoas negras e indígenas se refletem no chamado conhecimento livre?
- Quais são os possíveis caminhos e estratégias que podemos apontar para diminuição dessas desigualdades?
- Como a internet, e plataformas como Wikipedia, podem se tornar aliadas nesse processo?
- Como a reivindicação do conhecimento livre contribui (ou pode contribuir) na transformação dessas dificuldades?
- Quais apropriações pessoas negras e indígenas têm feito das plataformas já existentes?
- Como as pautas de publicização da ciência e precarização do trabalho acadêmico podem ser conectadas?
Para além do dossiê: chamada aberta para outras contribuições
Além do dossiê especial, estamos convocando artigos, resenhas, traduções e produções artísticas relacionadas aos múltiplos temas que compõem o escopo temático da revista. Confira mais informações neste link para enviar um artigo.
Dentre eles, como habitualmente, estão: privacidade e proteção de dados; vigilância, monitoramento e controle social; liberdade de expressão; discurso de ódio e violência online.
Adicionalmente, também está aberta a chamada para fazer parte do corpo de pareceristas da revista — atividade que será remunerada. Basta preencher um formulário. Caso tenha sugestões ou dúvidas, envie e-mail para contato@revista.internetlab.org.br.