Em parceria, InternetLab e Folha de S.Paulo lançam podcast sobre as mudanças provocadas pela internet nas campanhas eleitorais
Em 30 de março foi lançado o podcast Cabo Eleitoral, uma parceria entre InternetLab e a Folha de S.Paulo. Apresentado pela repórter Paula Soprana, o podcast propõe discutir em seis episódios os impactos e as mudanças que a internet trouxe para a comunicação política e para o jeito de se fazer campanha eleitoral no Brasil.
“A propaganda eleitoral hoje não é igual às campanhas que estávamos acostumados a ver 10 anos atrás”, afirma Heloisa Massaro, diretora do InternetLab. Segundo ela, com a consolidação da internet e das redes sociais também como meios para se falar sobre política e para fazer campanha, a centralidade da propaganda no rádio, na TV e na rua se dilui, abrindo espaço para a entrada de novos atores e todo um novo leque de ferramentas de marketing digital.
“Com o podcast, buscamos explorar os novos caminhos pelos quais a propaganda eleitoral passa, seus múltiplos atores e estratégias envolvidas”, conta Massaro, também pesquisadora.
O episódio de estreia, ‘Passo a palavra’, trouxe um panorama da comunicação política na internet, falando como 2018 foi um ano de ruptura no modo de fazer campanha, o que esperar para as eleições de 2022 e como a militância bolsonarista se organiza no Telegram, aplicativo alvo da Justiça brasileira.
“Nosso objetivo com o podcast é percorrer essa rede com o ouvinte, jogando luz sobre as potencialidades, problemas e implicações jurídico-regulatórias desses novos formatos de campanha eleitoral”, explica.
Na data de lançamento, também ocorreu um Spaces no Twitter, organizado pela Folha de S.Paulo, para debater o impacto da internet nas campanhas eleitorais – com a presença do diretor Francisco Brito Cruz, da pesquisadora da Universidade Federal da Bahia Nina Santos, do repórter da editoria de Interação da Folha de S. Paulo Ian Alves e de Paula Soprana.
O Cabo Eleitoral é publicado semanalmente às quartas-feiras, logo pela manhã. Você pode conferir os episódios lançados em todas as plataformas de podcast, no site do InternetLab ou no da Folha de S.Paulo.