Antivírus 02 – Que ciência queremos?

Antivírus 02 – Que ciência queremos?

Antivírus Institucional 02.04.2020 por Institucional

A COVID-19 é uma pandemia dos tempos da internet: é a informação que viraliza, é também a desinformação. Neste momento de crise, pensamos em qual o papel do InternetLab e decidimos começar o projeto ANTIVÍRUS, um espaço para debates sobre tecnologia, direitos e a pandemia.

A solução da pandemia é a ciência? Qual ciência? A situação traz à tona a necessidade de se colaborar e ter acesso aos resultados de pesquisa científica confiável e atualizada, o mais rápido possível.

Antivírus 02 – Que ciência queremos?

Neste episódio, recebemos Jaqueline Goes de Jesus, pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP, que coordenou a equipe que sequenciou o genoma da #COVID19 no Brasil, e Sarita Albagli, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBCIT com a UFRJ, que pesquisa e discute a democratização do saber para debater o que são políticas de acesso aberto e ciência aberta, que se opõem aos modelos tradicionais de produção e disseminação científica, a relação dessas políticas com a propriedade intelectual, o papel da colaboração nas práticas de pesquisa, e onde o Brasil se encontra em tudo isso.

Onde encontrar esse episódio do Antivírus

Spotify | Anchor | Apple Podcasts | Google Podcasts | Youtube

compartilhe