InternetLab anuncia nova diretoria
Mudanças incluem nova direção executiva e alterações na diretoria de pesquisa.
A partir de 1º de fevereiro de 2025, o InternetLab passa a contar com uma nova composição em sua diretoria. Fernanda Campagnucci assume a posição de Diretora Executiva para um mandato de três anos, enquanto Clarice Tavares toma posse como Diretora de Pesquisa. Heloisa Massaro renova seu mandato como Diretora de Pesquisa e Operações, e Mariana Valente segue como Diretora Associada.
Fernanda Campagnucci é doutora em Administração Pública e Governo e atua há 15 anos na intersecção entre governança de dados, tecnologia e sociedade. Foi Diretora Executiva da Open Knowledge Brasil entre 2019 e 2024 e, no último ano, realizou pesquisa de pós-doutorado na Alemanha. Também tem sólida experiência no setor público, onde liderou projetos de transparência e governo aberto.
“Como um centro de pesquisa orientado ao impacto, o InternetLab tem um papel-chave no ecossistema que pensa a internet e propõe caminhos para que este seja um espaço de realização de direitos e expressão humana”, avalia Fernanda. “Espero contribuir para que o Lab continue como referência para o debate neste momento crítico de definições e disputas no Brasil e no mundo, além de seguir fortalecendo sua governança e gestão para ampliar sua capacidade de atuação estratégica”.
Fernanda foi escolhida pela Assembleia Geral após um processo seletivo presidido pela Diretora Associada Mariana Valente, com participação de Silvana Bahia, Natália Paiva e Laura Schertel, também associadas ao Lab. “Como alguém que está no InternetLab desde a fundação, a escolha da Fernanda me dá ao mesmo tempo tranquilidade na continuidade da nossa solidez e animação com a ousadia que ela traz, com novos temas e ideias inovadoras de gestão”, aponta Mariana. “A Fernanda traz tanto envolvimento de longo prazo com políticas de tecnologia, sem imediatismos, quanto vontade de apreender o presente, e a gente precisa disso para encarar essa imensa necessidade de respostas no nosso campo no Brasil e no mundo”.
Outras mudanças ocorreram na diretoria de pesquisa. Clarice Tavares, coordenadora de pesquisa do InternetLab desde 2022, assume como Diretora de Pesquisa. Mestranda em Antropologia Social, graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Clarice tem experiência em pesquisas sobre violência de gênero, marcadores sociais da diferença, uso de tecnologias em políticas públicas, privacidade, vigilância e desigualdades.
Heloisa Massaro, que ocupou a posição de Diretora de Pesquisa e Operações nos últimos três anos, renova seu mandato. Mestre em Sociologia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e advogada formada pela mesma instituição, Heloisa segue supervisionando projetos de pesquisa e gerindo as operações administrativas e financeiras da organização.
Francisco Brito Cruz, cofundador do InternetLab, encerra seu mandato na direção executiva para se dedicar a novos projetos. Fernanda K. Martins, que ocupava a posição de Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento no último ciclo, também deixa a organização para novos desafios.
Com essas mudanças, o InternetLab reforça seu compromisso com a pesquisa independente e o debate sobre políticas e direitos digitais, privacidade e regulação da internet no Brasil e no mundo.