
Chamada aberta: revista Internet&Sociedade abre inscrições para pareceristas e submissão de artigos
Inscrições para a 7ª edição encerram em 10 de março.
A revista Internet&Sociedade abre chamada para publicações para sua sétima edição. Neste novo número, faremos uma chamada aberta para os múltiplos temas que compõem a agenda de debates acadêmicos no campo de internet e sociedade.
Estamos convocando artigos, resenhas, traduções e produções artísticas relacionadas aos múltiplos temas que compõem o escopo temático da revista, que acabou de ser ampliado, conforme a listagem abaixo.
Áreas de interesse:
Ativismo digital e movimentos sociais online;
Os comuns digitais;
Campanhas políticas digitais;
Cultura e entretenimento;
Democracia Digital;
Desigualdades no acesso e no uso da internet;
Desinformação, fake news, astroturfing;
Direitos autorais nas redes digitais;
Discurso de ódio e violência online;
Economia de compartilhamento;
Economia digital, mercados e concorrência;
Governo eletrônico ou digital, governança eletrônica ou digital;
Governança da internet;
Impacto das transformações trazidas pelo digital em
diferentes relações sociais, econômicas e culturais;
Infraestrutura da internet;
Inteligência artificial;
Internet e geopolítica;
Liberdade de expressão;
Memes e humor online;
Participação eletrônica ou digital (consultas,
e-petições, orçamentos participativos, etc.);
Plataformização, dataficação e
algoritmização;
Populismo digital;
Política digital;
Redes sociais digitais, seus usos e
impactos;
Regulação e transparência algorítmicas;
Vigilância, monitoramento e controle social;
Novas Regras
Também convidamos a todos e todas para verificarem as regras da revista, que foram atualizadas pelos padrões dos principais indexadores da área. Foi nosso objetivo tornar o processo mais explícito e padronizado para os pesquisadores.
Nova seção: trabalhos curtos
Com um perfil distinto dos tradicionais artigos acadêmicos, esta seção é destinada para textos curtos focados na apresentação de discussões curtas ou da apresentação de estudos de casos aplicados. A seção priorizará a apresentação de policy papers por agentes políticos que desejem apresentar estudos sobre seus órgãos e suas iniciativas e da descrição e análise de atuações, iniciativas e casos de organizações da sociedade civil; estudos aplicados de estudiosos, militantes, dentro das temáticas da revista.
As inscrições devem ser feitas no site oficial da revista (https://revista.internetlab.org.br/), nas abas “Submissão” para autores, tradutores e artistas, e “Parecerista”, no caso dos pareceristas, respectivamente. O prazo para submissão de trabalhos vai até 10 de março, às 23h59.
Para a submissão de artigos originais e inéditos, traduções, resenhas, e produções artísticas, os autores devem se cadastrar no sistema de submissão online da revista, preencher os dados requisitados, e seguir as indicações para envio do texto. Esta é a única forma aceitável de submissão de trabalhos para avaliação. Apenas em casos de dúvidas ou problemas técnicos no processo, envie e-mail para ojs@revista.internetlab.org.br.
Inscrições de pareceristas
Para este novo número, estamos buscando novos(as) pareceristas para auxiliar na escolha de artigos aceitos para a publicação e contribuir com os autores dos artigos, resenhas e traduções, a fim de melhorar a qualidade da revista.
Pesquisadores com interesse em contribuir como parecerista à revista Internet&Sociedade devem atender aos seguintes requisitos:
- Possuir Currículo Lattes atualizado (se brasileiro);
- Ter concluído mestrado ou doutorado;
- Possuir conhecimento nas áreas de interesse da revista acima listadas, demonstrado a partir de titulação, pesquisa, docência ou produção bibliográfica;
- Ter disponibilidade para a realização de dois pareceres por ano;
- Estar ciente e concordar com as regras para pareceristas da revista Internet & Sociedade.
Para se candidatar a parecerista da revista Internet & Sociedade, preencha o formulário disponível no site da revista.
A atividade como parecerista será remunerada com o valor de R$200 por cada trabalho avaliado. Os pareceristas receberão também, conforme solicitação, declaração do trabalho desempenhado.