Especial Apps para Crianças
O projeto buscou avaliar os recursos interativos encontrados em aplicativos usados, em sua maioria por crianças, além da forma de obtenção de consentimento para processamento de dados e a transparência sobre práticas e políticas de privacidade adotadas por eles.
Crianças já constituem um terço dos usuários de Internet no mundo. No Brasil, 82% das crianças acessam a rede. Para muitos deles, a interação se dá principalmente com os mundos de entretenimento criados por aplicativos de jogos, desenhos e músicas, com os quais têm contato desde muito cedo a partir de celulares e tablets.
Em outubro de 2017, em comemoração ao Dia das Crianças, nós exploramos esses mundos virtuais que constituem grande parte da infância de hoje. Nosso objetivo foi jogar luz sobre as práticas das empresas responsáveis pelos mais populares apps infantis do Brasil, tanto em matéria de utilização de recursos interativos (publicidade, compras no app, direcionamento a redes sociais), como de tratamento de dados pessoais.
A pesquisa foi lançada nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em posts no blog do InternetLab que analisaram separadamente cada um desses temas: os recursos interativos encontrados nos apps, a forma de obtenção de consentimento para processamento de dados, e a transparência sobre práticas e políticas de privacidade adotadas. Leia mais sobre a nossa metodologia aqui.
Para o lançamento do ESPECIAL Apps para Crianças, realizamos também uma conversa ao vivo no Facebook entre o diretor do InternetLab Francisco Brito Cruz e a Beatriz Cardoso, diretora do Laboratório de Educação e conselheira do InternetLab.