Imagem ilustrativa com fundo em branco e detalhes pontilhados com texto à esquerda escrito "técnicas de propaganda computacional"

InternetLab divulga selecionados do edital de pesquisas sobre técnicas de manipulação em redes sociais

Projetos investigam técnicas de propaganda computacional no Instagram, Youtube e Telegram.

Notícias Informação e Política 14.05.2021 por Institucional

Em janeiro, foi aberta a chamada para o edital de seleção de pesquisas sobre o uso de técnicas de manipulação em redes sociais. O objetivo era selecionar pesquisas que se propusessem a desenvolver e aplicar metodologias e/ou ferramentas que auxiliem na identificação e no mapeamento do uso coordenado de técnicas de propaganda computacional, de modo a contribuir na identificação de atividades e operações coordenadas em redes sociais que possam distorcer, falsear ou manipular a opinião pública.

Ao longo das submissões, recebemos mais de 30 propostas e, depois de um processo de seleção que contou com um comitê de avaliação ad hoc de três pareceristas, anunciamos com prazer os trabalhos que serão desenvolvidos nos próximos cinco meses com apoio do InternetLab. Foram selecionados três projetos de pesquisa, dois em grupo e um individual. A equipe levou em consideração a adequação da proposta ao edital, a contribuição e originalidade do projeto, além da metodologia e capacidade de execução. Os pesquisadores selecionados receberão apoio financeiro, temático e de comunicação para divulgação dos resultados. Abaixo apresentamos cada um dos projetos selecionados:

Investigando a comercialização de funções do Instagram – Instituto Vero

A pesquisa a ser realizada pelo Instituto Vero procura mapear elementos do Instagram que estão sujeitos à comercialização e podem ser utilizados no contexto de campanhas de desinformação. O projeto tem por premissa que a plataforma é um instrumento e toda atividade nela visa, de alguma forma, manipulá-la enquanto ferramenta para um determinado fim. Assim, entendendo que o uso das redes sociais é moldado por incentivos externos que interagem com a materialidade (funções, métricas, arquitetura) das plataformas, a pesquisa parte do Instagram para uma análise do contexto. A partir de uma abordagem multi-método, ela visa entender como os interesses externos dos atores (prestígio, dinheiro, visibilidade, mobilização política) articulados com as funcionalidades da plataforma (e.g likes, hashtags, stories, etc) e com outras práticas e serviços que a orbitam (monitoramento de redes, repositórios, etc.) criam espaços para atividades que poderiam ser articulados para amplificar comportamento inautêntico e mesmo desinformação. O objetivo é mapear os casos em que o conjunto desses elementos contextuais, estruturais e sociais do Instagram no Brasil dão margem para esses serviços de forma comercial.

Investigando as estratégias de grupos extremistas no Youtube – Guilherme Felitti

A pesquisa se propõe a estudar métodos usados por grupos extremistas no YouTube para a adoção de narrativas únicas em resposta a notícias ou acontecimentos políticos. Com o objetivo de identificar indícios de coordenação entre canais extremistas na plataforma, o projeto combina análises computacionais baseadas em técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) de vídeos de canais extremistas com a análise manual das principais notícias e acontecimentos políticos no Brasil. A investigação e análise de comportamento coordenado no Youtube que podem manipular a opinião pública busca jogar luz sobre métodos que ameaçam a democracia e que podem incitar comportamentos violentos.  

Ecossistema de desinformação e propaganda computacional no aplicativo Telegram – Leonardo Nascimento (UFBA), Letícia Cesarino (UFSC), e Paulo Fonseca (UFBA)

A proposta dos pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é estabelecer uma estrutura interdisciplinar de mapeamento e análise multi-método (quanti-quali) de redes no Telegram. Diante da presença de conteúdo político na plataforma, com atividade constante e diária de mensagens de texto e voz, memes e vídeos sobre diversos temas, e do recente fluxo acentuado de usuários para o Telegram, com a criação de novos grupos abertos e canais, os pesquisadores apontam tendências que indicariam uma possível reorganização das estruturas de rede e estratégias de comunicação digital de grupos políticos no país. Visando entender a comunicação estabelecida neste aplicativo e possíveis atividades de propaganda computacional, o projeto combina análises computacionais baseadas na abordagem da linguística de corpus (LC) e técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) com uma abordagem qualitativa mista de análise de discurso e etnografia online. 

Agradecemos a participação de todos(as) que submeteram seus projetos e parabenizamos os(as) selecionados(as).

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