[#3][especial] bots e direito eleitoral

Notícias Informação e Política 20.07.2018 por Heloisa Massaro, Francisco Brito Cruz e Thiago Oliva

Em um cenário de crescente importância da internet para o debate político e a promoção de campanhas, em especial nas redes sociais, chama a atenção o potencial de aplicação para finalidades eleitorais das ferramentas de publicidade digital colocadas à disposição pelas plataformas de internet. Para além dos receios envolvendo o microdirecionamento de anúncios de caráter político, surgem também preocupações relacionadas ao uso da tecnologia para articular operações de desinformação e manipulação do debate político, envolvendo a circulação de notícias falsas e o uso de bots.

Veja os comentários de Francisco Brito Cruz, Diretor do InternetLab e coautor da obra “Direito Eleitoral na Era Digital”:

Essas e outras discussões envolvendo processos de desinformação e o uso de robôs em debates político-eleitorais são sistematizadas e discutidas com maior profundidade na obra “Direito Eleitoral na Era Digital”, fruto das reuniões de grupo de estudos envolvendo pesquisadores do InternetLab, centro independente de pesquisa em direito e tecnologia, e advogados eleitoralistas. A obra será lançada em breve, mas já é possível reservar o seu exemplar aqui.

Equipe responsável pelo conteúdo: Heloisa Massaro (heloisa.massaro@internetlab.org.br), Thiago Dias Oliva (thiago.oliva@internetlab.org.br) e Francisco Brito Cruz (francisco@internetlab.org.br).

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