InternetLab lança edital de seleção de jornalistas para escola internacional em abril de 2017
EDITAL EM PORTUGUÊS | LLAMADA EN ESPAÑOL | CALL FOR APPLICATIONS IN ENGLISH
*** PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADO PARA O DIA 3 DE FEVEREIRO ***
O InternetLab promoverá a primeira edição da Escola InternetLab: “Para contar as histórias do futuro: jornalismo e políticas de Internet” entre os dias 2 e 14 de abril de 2017. A primeira edição será voltada para jornalistas interessados em contar histórias sobre as mudanças sociais, políticas, e culturais decorrentes da expansão da tecnologia e da internet. A proposta é criar um ambiente de aprendizagem a partir do contato com exemplos de narrativas da sociedade da informação. Esta é uma oportunidade para os jornalistas de se apropriar das inovações e tendências que essas transformações causaram.
As atividades terão formatos variados (palestras, seminários, oficinas, workshops) e acontecerão em três momentos: (i) antes da escola, (ii) durante a escola, e (iii) após a escola. Durante a escola, as atividades serão presenciais e intensivas. Antes e após a escola, haverá atividades de acompanhamento remoto.
Convidados de vários veículos e iniciativas compartilharão suas experiências na Escola e falarão sobre o uso de bases de dados na construção de narrativas, os desafios decorrentes do big data, ferramentas de segurança digital, exemplos de jornalismo investigativo e jornalismo de dados, entre outros temas. Também serão discutidos os conflitos que estão em destaque no momento – como os bloqueios do Whatsapp, as relações entre internet, gênero, raça, e outros marcadores sociais, a remoção de conteúdo de plataformas, etc. Nossa intenção é que esses encontros fomentem o diálogo entre os membros da escola e os convidados em torno de uma rede por meio da qual sejam futuramente compartilhadas histórias e oportunidades, e repercutidos os trabalhos dos membros.
A edição deste ano contará com três eixos temáticos: (1) por dentro dos conflitos (internet, política, histórias, tendências); (2) como contar histórias? (bases de dados, vazamentos, fact-checking); e (3) efeitos a serem considerados (big data, efeito bolha, engajamento, segurança).
Nossa programação está em construção! Vocês podem acessá-la neste link e acompanhar as modificações que temos feito.
A participação na Escola InternetLab 2017 é gratuita e o InternetLab oferecerá bolsas para cobrir despesas com outros custos relativos ao programa, como acomodação, alimentação, e transporte. Ao todo, serão selecionadas 20 pessoas, sendo dez do Brasil e dez de outros países da América Latina.
Confira os passos para inscrição neste link, que foram prorrogadas até o dia 3 de fevereiro.
*** ESPAÑOL ***
*** PLAZO DE INSCRIPCIÓN AMPLIADO ***
La Escuela InternetLab 2017 está dirigida a periodistas interesados en contar historias sobre la transformación social, política y cultural resultante de la expansión de la tecnología e Internet. El objetivo es crear un ambiente de aprendizaje a partir del contacto con ejemplos de narrativas de la sociedad de la información.
Las actividades tendrán varios formatos (conferencias, seminarios, talleres) y se llevará a cabo en tres etapas: (i) antes de la escuela, (ii) durante la escuela, y (iii) después de la escuela. Durante la escuela, las actividades serán presenciales y intensivas. Antes y después se hará un acompañamiento remoto a los participantes.
Invitados de varios periodicos e iniciativas compartirán sus experiencias con los participantes. Nuestra intención es que estas reuniones promuevan el diálogo entre los miembros de la escuela y los invitados, en torno a una red a través de la cual se pueda compartir historias y oportunidades y se refleje el trabajo de los miembros.
Para este año, las actividades están organizadas alrededor de tres temas: (1) dentro de los conflictos (Internet, política, historia, tendencias); (2) ¿Cómo contar historias? (bases de datos, las fugas, fact-checking); y (2) Efectos a tener en cuenta (Big data, efecto burbuja, compromiso, seguridad).
¡Nuestra programación está en construcción! Pueden conocerla en este enlace y seguir las modificaciones que hemos realizado.
La participation en la Escuela InternetLab 2017 es gratuita. El proyecto cuenta con un fondo que ofrecerá becas para pagar los gastos de transporte y alojamiento en São Paulo. Se seleccionarán 20 personas. Diez en Brasil y diez personas de otros países de América Latina.