Envie seu trabalho para a nova edição da revista Internet&Sociedade

Para a 5ª edição, serão aceitas submissões de trabalhos, inclusive para dossiê temático sobre Direitos Autorais e Economia Digital.

Notícias Institucional 06.01.2022 por Institucional

A revista Internet&Sociedade abre chamada para publicações para sua quinta edição. Neste novo número, além de trabalhos (artigos, resenhas, traduções e produções artísticas) sobre os múltiplos temas que compõem a agenda de debates acadêmicos no campo de internet e sociedade, publicaremos um dossiê temático sobre Direitos Autorais e Economia Digital. O prazo para submissão de trabalhos é até 6 de março. Confira mais informações neste link.

Dossiê “Direitos Autorais e Economia Digital”

O dossiê tem como objetivo contribuir para a compreensão de aspectos sociais, jurídicos e econômicos dos direitos autorais em um contexto de elevada complexidade tecnológica e normativa, com crescente interseção e emaranhamento de temas do campo autoral com os de outras disciplinas e áreas. Espera-se que os artigos reunidos no dossiê possam oferecer uma visão atualizada desse quadro, e novos caminhos para futuras pesquisas e debates.

Serão considerados para publicação artigos originais e inéditos, de natureza empírica ou teórica, que tenham como preocupação o estudo da posição e função dos direitos autorais na economia digital contemporânea. Abordagens multidisciplinares são particularmente encorajadas.

Tópicos de interesse incluem, mas não se limitam a:

  • conteúdo gerado por usuários e exceções e limitações a direitos autorais;
  • automação do enforcement de direitos autorais;
  • a relação entre direitos autorais e outras questões relacionadas à governança e regulação de plataformas, como moderação de conteúdo, privacidade e monetização;
  • novos modelos de gestão e distribuição de conteúdo digital;
  • direitos autorais, trabalho e remuneração;
  • incentivos públicos e privados para produção, distribuição e preservação de conteúdo.

Imagem em duas cores: amarelo e branco tendo escrito ''Internet&Sociedade" repetido seis vezes em todo espaço.

Para além do dossiê: chamada aberta para outras contribuições

Além do dossiê especial, estamos convocando artigos, resenhas, traduções e produções artísticas relacionadas aos múltiplos temas que compõem o escopo temático da revista. Confira mais informações neste link para enviar um artigo.

Dentre eles, como habitualmente, estão: privacidade e proteção de dados; vigilância, monitoramento e controle social; liberdade de expressão; discurso de ódio e violência online.

Adicionalmente, também está aberta a chamada para fazer parte do corpo de pareceristas da revista — atividade que será remunerada. Basta preencher um formulário. Caso tenha sugestões ou dúvidas, envie e-mail para contato@revista.internetlab.org.br.

compartilhe